Aeronáutica do Brasil abre 164 vagas para Cursos de Formação de Oficiais

Publicado: 06/07/2010 em Uncategorized
A Aeronáutica do Brasil, torna público as inscrições para 164 vagas para o Curso de Formação de Oficiais Aviadores Intendentes e de Infantaria da Aeronáutica do ano de 2011, ministrados pela Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP. O Exame de Admissão destina-se a selecionar cidadãos brasileiros, de ambos os sexos, que atendam às condições e às normas estabelecidas, para compor o Quadro de Oficiais Aviadores (QOAV), Intendentes (QOINT) ou de Infantaria da Aeronáutica (QOINF) do Corpo de Oficiais da Ativa da Aeronáutica.
  • Um período de instrução intensiva de 30 dias, em regime de internato, contados a partir da data da matrícula, faz parte do estágio probatório para adaptação à vida na caserna e para verificação da aptidão militar, estando inserido na instrução do Campo Militar.
CFOAV: O curso é caracterizado pela instrução de voo, com o objetivo de preparar o Cadete Aviador à pilotagem militar. Essa instrução aérea segue um programa de treinamento e de avaliação de desempenho como piloto, para formar e selecionar o aviador militar, fomentando o desenvolvimento do espírito combativo do futuro Oficial Aviador. Confere ao diplomando, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Aeronáuticas com Habilitação em Aviação Militar.
CFOINT: O curso é caracterizado pela formação administrativa, com o objetivo de preparar o Cadete Intendente ao desempenho de funções para gerir as atividades financeiras e logísticas das Organizações Militares da Força Aérea. Confere ao diplomando, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências da Logística com Habilitação em Intendência da Aeronáutica.
CFOINF: O curso é caracterizado pela instrução de combate em terra, com o objetivo de preparar o Cadete de Infantaria ao desempenho de funções para gerir as atividades desenvolvidas nas Unidades de Infantaria, incluindo as tarefas de operações especiais, emprego de tropa, de autodefesa das Organizações da Força Aérea e de defesa antiaérea. Confere ao diplomando, ainda, a graduação de Bacharel em Ciências Militares com Habilitação em Infantaria da Aeronáutica.
  • As inscrições estarão disponíveis na página oficial do Comando da Aeronáutica na Internet http://www.fab.mil.br, no período das 10h00 do dia 17 de maio de 2010 até às 15h00 do dia 17 de junho de 2010 e das 15h00 do dia 1 de julho até às 15h00 do dia 15 de julho de 2010 (Horário de Brasília). O valor da taxa de inscrição é a de R$ 60,00. O candidato não pode ter completado 22 anos até 31 de dezembro de 2011.
  • A prova do exame de escolaridade será composta de 80 questões no total, sendo 20 da disciplina de Física, 20 da disciplina de Matemática, 20 da disciplina de Inglês e 20 da disciplina de Língua Portuguesa. As provas escritas terão duração de 5 horas e 20 minutos e serão realizadas no dia 15 de agosto de 2010. O tempo, desde o início até o término da prova, será informado verbalmente pela Comissão Fiscalizadora a cada hora cheia e nos últimos 30 minutos, 20 minutos e 5 minutos.
Somente serão convocados para prosseguir no processo seletivo e, portanto, participar da Concentração Intermediária e realizar a INSPSAU, o EAP e o TACF os candidatos relacionados de acordo com a ordem estabelecida pela média final, em número máximo correspondente de até oito vezes o total das vagas estabelecidas.
  • O Exame de Aptidão Psicológica do processo seletivo avaliará os candidatos nas áreas de personalidade, aptidão, interesse e desempenho psicomotor, de acordo com o padrão seletivo estabelecido para a função e as atividades que irão desempenhar. A avaliação será realizada por meio de testes psicológicos e técnicas de entrevistas homologadas e definidas em Instruções do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir contra indicação para o Serviço Militar nem para as atividades que serão desempenhadas. A primeira etapa deste exame será realizado no período de 27 de setembro de 2010 a 15 de outubro de 2010.
  • O Teste de Avaliação de Condicionamento Físico será realizado segundo os procedimentos e parâmetros fixados na ICA 54-2/2009 “Aplicação do Teste de Avaliação do Condicionamento Físico para Exames de Admissão e de Seleção do Comando da Aeronáutica”, elaborada pela CDA e aprovada por intermédio da Portaria DEPENS nº 180/DE-6, de 19 de junho de 2009, retificada pela Portaria DEPENS nº 209/DE-6, de 27 de julho de 2009 e acontecerá no período de 13 a 16 de dezembro de 2010.
  • A Matrícula e o início dos Cursos, com apresentação dos candidatos, no Auditório da AFA, acontecerá no dia 24 de janeiro de 2010, até às 8h00.
O Exame será realizado nas localidades sedes das Organizações Militares de Apoio (OMAP) nas cidades de Belém-PA; Recife-PE; Fortaleza-CE; Salvador-BA; Rio de Janeiro-RJ; Belo Horizonte-MG; São Paulo-SP; Campo Grande-MS; Pirassununga-SP; São José dos Campos-SP; Canoas-RS; Curitiba-PR; Brasília-DF; Manaus-AM; Boa Vista-RR; Porto Velho-RO, designadas pelo Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS) para apoiar os eventos desse Exame.
O prazo de validade do Exame de Admissão será expirado dez dias úteis após a data prevista para a matrícula na segunda turma do ano de 2011, sendo tal prazo improrrogável.

 
Fonte: PCI Concursos
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s